sábado, 15 de outubro de 2011

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

Só para partilhar sobre o sistema com que estamos a trabalhar no Município de Sintra, e que é uma ferramenta integrante.
Chama-se SAP e é um Software de Gestão de Negócios do mesmo nome de origem alemã. A SAP evoluiu de uma empresa pequena e regional a uma organização de alcance mundial. Hoje, a SAP é a líder global de mercado em soluções de negócios colaborativas e multiempresas. O principal produto da empresa,é o sistema integrado de gestão empresarial (ERP) SAP ERP.


Designa-se por ERP um conjunto de aplicações informáticas para o apoio de uma forma
integrada às funções financeira, logística, produção ou de recursos humanos numa organização. Este assume uma perspectiva dos processos da organização e as várias funções ou actividades são integradas por intermédio de uma base de dados comum. O ERP beneficia:
• da integração de dados: a introdução/alteração de dados num módulo (função) é
automaticamente reflectida nos outros módulos;
• da redução de dados redundantes, o que evita a reintrodução de dados;
• da melhoria da comunicação entre funções pela automação da transferência de dados;
• do acesso em tempo real a dados operacionais;
• do reforço do funcionamento fluído dos processos de negócio.
O ERP é todavia um modelo que tem custos associados elevados, apresenta um processo de implementação crítico que exige muitos recursos em tempo e pessoas, além de novas metodologia de abordagem e resolução de problemas. A configuração é limitada.
Um dos aspectos mais críticos nos relacionamentos inter-organizacionais tem a ver com o envio / recepção de informação entre sistemas de informação de empresas ou organizações, possivelmente heterogéneos e com objectivos distintos. Existem diferentes técnicas para facilitar essas operações, tais como o email, o voice mail, a partilha de ficheiros, a videoconferência, a webconferência, a Internet, as comunicações móveis e o Electronic Data Interchange (EDI). A diferença fundamental entre estes tipos de comunicação reside nas diferenças funcionais ao nível destas quatro características:
ƒ Transporte: enviar e receber mensagens;
ƒ Linguagem: significado da mensagem;
ƒ Ontologia: estruturação das conversações;
ƒ Arquitectura: interligação entre os sistemas de acordo com os protocolos.

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